‘Sou Fera Unimed’ tem início em sua 12ª edição

6 de março de 2018
12-WhatsApp-Image-2018-03-02-at-20.22.29-1200x673.jpeg

O projeto de responsabilidade social Sou Fera Unimed, realizado pela Unimed Metropolitana do Agreste em parceria com o Fismat Curso, inicia mais uma turma com alunos oriundos de escolas públicas, para prepará-los ao processo seletivo de acesso à universidade. Encontro ocorrido na sede da cooperativa marcou o início das atividades, que devem prosseguir durante todo o ano. Executada desde 2006, a ação já levou dezenas de jovens para os mais variados cursos em faculdades instaladas em Alagoas.

Para esta 12ª edição, mais de 200 estudantes participaram do processo de seleção, que resultou na escolha de seis estudantes, que passam a ter acesso à bolsa de estudos, para preparação no Fismat Curso ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido ao sucesso do projeto capitaneado pela Metropolitana do Agreste, segundo atesta a gerente de marketing da cooperativa, Josânjela Lemos, médicos cooperados e profissionais liberais “adotaram” mais estudantes ao projeto e o resultado é mais que a duplicação da turma, que está fechada com 14 alunos.

Para conquistarem a bolsa, segundo destacou a psicóloga e coordenadora do Fismat, Roberta Barbosa, foram realizados testes psicológicos e entrevistas com os estudantes, como forma de avaliação no processo de seleção. “Levamos em conta aspectos como persistência, facilidade em lidar com dificuldades, ter histórico de vida de superação, mesmo quando as condições não eram favoráveis para eles e ainda inteligência e maturidade para lidar com essas situações de vida”, reforçou a psicóloga.

Agora, já envolvida com as atividades do curso preparatório, a turma terá acesso a uma série de serviços durante o ano, que incluem, além das aulas nas mais variadas disciplinas, dinâmicas com professores, plantão de dúvidas, palestras, atendimento individualizado e abordagens técnicas ao fortalecimento da concentração e memorização. Quando necessário, a cooperativa também oferta consulta com médico especialista, nutricionista e psicólogo. Os estudantes selecionados na ação pela cooperativa, Francyane Cristina dos Santos, Clarisse Maria dos Santos, Luana Rodrigues da Silva, Marília Grabryela Vieira da Silva, Bruna Natahalie Lira Ramos, Dante Corrreia Félix, preparem-se em busca de acesso a cursos como engenharia química, direito, arquitetura, medicina. Com o Sou Fera Unimed o caminho está aberto, para trilharem seus objetivos.

“O projeto de responsabilidade social Sou Fera Unimed foi iniciado em 2006, para atender alunos de escolas públicas, para conseguirem entrar na universidade disputando de igual por igual com outros estudantes. Interesse, dedicação, persistência resultam em oportunidade para esses alunos fazerem diferente. Eles se sentem muito privilegiados, por saberem que foram contemplados com as bolsas pelo potencial de cada um deles. Isso é fantástico!”, comemorou Milton Carlos, diretor do Fismat Curso.

Para o vice-presidente e coordenador de Responsabilidade Social da cooperativa, médico ginecologista Ulisses Pereira, os resultados conquistados ao longo dos anos é que tem garantido a permanência e o sucesso do projeto. “Os estudantes estão sempre empenhados e com isso acabam conquistando a tão almejada vaga na universidade”, ressaltou. Entre os cursos conquistados por alunos de turmas anteriores estão medicina, odontologia, direito, nutrição, enfermagem, entre outros. “No projeto Sou Fera Unimed os contemplados são tratados igualmente como todos os alunos do Fismat”, reforçou Josânjela.