IV Jornada Médica renova conhecimentos para estudantes e profissionais da medicina

20 de setembro de 2018
WhatsApp-Image-2018-09-15-at-16.20.38-1200x675.jpeg

O conhecimento científico é o caminho para a formação profissional na medicina, assim como meio para o aperfeiçoamento de médicos em atuação no dia a dia. Neste contexto, a Unimed Metropolitana do Agreste promoveu a IV Jornada Médica, que contou com palestras/aulas de diversos especialistas da área. O evento também trouxe para a cidade de Arapiraca, local do encontro, o presidente da Unimed do Brasil, médico cirurgião geral Orestes Pullin, que na ocasião destacou “O papel de cada um no futuro do setor da saúde”.

Realizada entre os dias 14 e 15 de setembro, a jornada resultou em 12 horas de aprendizado para estudantes de medicina e de renovação dos conhecimentos para médicos cooperados Unimed. Na lista de temas constaram abordagens sobre “A arte de envelhecer na integralidade”, “Hipertensão”, “Tontura”, entre outros. O grupo de palestrantes esteve formado pelos médicos especialistas Lúcia França, Mirella Oliveira, Heloísa Vital, Rubelle Marques, Anderson Tinô, Mariana Valeriano e Evandro Araújo.

Na solenidade de abertura do encontro, na noite de sexta-feira, os participantes viveram momentos de alegria e emoção com apresentação em vídeo dos projetos de sustentabilidade social e ambiental executados pela cooperativa. O ponto alto ficou com apresentação do Coral Infanto-Juvenil da Metropolitana do Agreste, formado por crianças e adolescentes moradores de comunidades do entorno da sede da cooperativa e por filhos de colaboradores.

O presidente da cooperativa, médico urologista Lenildo Amorim, deu boas-vindas a todos e destacou a participação do presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, como reconhecimento à importância da jornada médica para a região. Os participantes também foram recebidos pelo vice-presidente da cooperativa, médico ginecologista e obstetra Ulisses Pereira e pela superintendente, médica alergologista Lúcia França.

O encontro ainda contou com a presença da presidente da Federação Unimed Alagoas e diretora da Unimed do Brasil, médica pediatra Viviane Malta e do presidente da Unimed Palmeira dos Índios, médico cirurgião geral Dênio Fernando Calixto Barros. A IV Jornada Médica foi feita em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas e patrocínio da Drogasil, Fórmula Farmácia de Manipulação, Residencial Riviera do Lago e Sicredi Alagoas.

“Tenho imenso orgulho, no sentido de realização, em fazer parte desta cooperativa médica e presenciar momentos como este, onde levamos conhecimento médico para além de nossas fronteiras enquanto cooperativa. Sintam-se todos bem recebidos e que, na noite de hoje e durante todo o dia de amanhã, possamos sair daqui ainda mais decididos e com melhor potencial para fazer o que mais queremos e gostamos. O exercício da medicina para a preservação da vida”, declarou Lenildo Amorim, na ocasião de abertura do encontro.

Já Orestes Pullin parabenizou a Metropolitana do Agreste pela realização e pelo desenvolvimento até então obtido pela cooperativa, que para ele serve de exemplo para outras singulares do sistema. Ele também abordou sobre o futuro do setor da saúde, mostrando dados e os caminhos que os futuros profissionais e gestores devem seguir.

No sábado, durante todo o dia, aconteceram as demais palestras/aulas. Todos os matriculados receberam certificados com 12 horas de participação. No ato da inscrição, foi solicitada a doação de duas latas de leite ou um pacote de frauda geriátrica. Todo o material arrecadado será entregue para instituições que assistem idosos em Arapiraca.

“Tudo foi brilhante. A jornada foi ímpar para a sedimentação de alguns pontos, fundamentais para a prática clínica, além de outros que infelizmente não serão abordados durante a graduação. Isso sem falar na inserção dentro do grupo de médicos alagoanos. Todos ali dentro daquele evento congregaram para o bem. A Unimed me ajudou e me ajuda a dar passos que nem eu mesmo sabia que era capaz de dar. Eu só tenho a agradecer à família Unimed”, pontuou o estudante de medicina José Edmilson Lacerda Júnior, que cursa o quarto ano na Universidade Federal de Alagoas. Ele foi um dos assistidos pelo projeto de Responsabilidade Social Sou Fera Unimed, promovido pelo Metropolitana do Agreste em parceria com o Fismat Curso e que oferece cursinho pré-vestibular para estudantes oriundos da rede pública de ensino.